Aditivo tratamento diesel evitar motor diesel falhar
- MercadoA diesel
- 9 de jul.
- 3 min de leitura
Aditivo tratamento diesel evitar motor diesel falhando
Aditivo tratamento diesel evitar motor diesel falhandAditivo tratamento diesel evitar motor diesel falhandComo usar aditivo para tratamento de óleo diesel A550VL
Utilizar aditivos no óleo diesel é uma prática que pode trazer muitos benefícios para o motor do seu veículo, como limpeza do sistema de injeção, proteção contra corrosão, melhora na combustão e redução de emissões.
No entanto, é crucial usá-los corretamente para garantir a eficácia e evitar problemas.
Aditivo tratamento diesel evitar motor diesel falhar
Como usar aditivo para tratamento de óleo diesel:
1. Leia o rótulo e as instruções do fabricante
Esta é a regra de ouro. Cada aditivo tem uma formulação específica e, consequentemente, uma dosagem e modo de uso recomendados pelo fabricante. As instruções podem variar bastante entre as marcas e os tipos de aditivos (limpadores, lubrificantes, estabilizadores, etc.).
2. Calcule a dosagem correta
A maioria dos aditivos para diesel é concentrada e deve ser usada em uma proporção específica com o combustível. Por exemplo, um frasco pode tratar 200 litros de diesel.
Não use em excesso: Mais aditivo não significa mais benefício. O uso excessivo pode ser prejudicial ao motor e é um desperdício de produto.
Não use de menos: A quantidade insuficiente pode não gerar o efeito desejado.
Considere o volume de abastecimento: Se você tem um tanque de 80 litros e o aditivo trata 200 litros, você pode usar cerca de 1/3 do frasco para um tanque cheio, por exemplo. Se você abastecer com menos combustível, ajuste a quantidade do aditivo proporcionalmente.
3. Quando adicionar o aditivo
Geralmente, o ideal é adicionar o aditivo antes de abastecer o veículo com diesel. Dessa forma, o fluxo do combustível ao entrar no tanque ajuda a misturar o aditivo de forma mais homogênea.
4. Aditivo tratamento diesel evitar motor diesel falhar
Frequência de uso
A frequência de uso também varia de acordo com o produto e a finalidade. Alguns aditivos são recomendados para serem usados em todo abastecimento, enquanto outros podem ser utilizados a cada 20.000 km ou a cada quatro abastecimentos para manutenção preventiva. Verifique sempre o que o fabricante indica.
5. Tipos de aditivos e suas funções
É importante saber que existem diferentes tipos de aditivos, com diferentes propósitos:
Detergentes/Dispersantes: Limpam bicos injetores, válvulas e a câmara de combustão, removendo depósitos e prevenindo novas formações.
Anticorrosivos: Protegem os componentes metálicos do sistema de combustível contra a corrosão, especialmente devido à presença de água no diesel.
Melhoradores de Lubrificidade: Compensam a baixa lubricidade do diesel S10 (com baixo teor de enxofre), protegendo a bomba injetora e os bicos.
Estabilizadores de Combustível: Previnem a degradação do diesel armazenado, evitando a formação de borras e gomas, o que é útil para veículos que ficam muito tempo parados.
Antiespumantes: Reduzem a formação de espuma durante o abastecimento, tornando o processo mais rápido e eficiente.
Anticongelantes/Melhoradores de Fluxo a Frio: Evitam a formação de cristais de parafina no diesel em baixas temperaturas, prevenindo o entupimento de filtros.
Dica importante:
Se o seu veículo já utiliza diesel aditivado (como o S10 aditivado da Ipiranga, Petrobras, etc.), ele já contém uma dose de aditivos. A adição de um aditivo extra pode complementar ou otimizar essa proteção, mas é menos crítica do que em veículos que usam apenas diesel comum.
Ao seguir essas orientações, você garantirá o uso adequado do aditivo, contribuindo para a saúde e o desempenho do motor do seu veículo a diesel.


Comentários